Pessoa com arma airsoft na mão, se escondendo de inimigo

Airsoft: o que é e como funciona?

O Airsoft, também chamado de Softair, é um esporte de simulação de combate armado usados como treinamento policial, treinamento militar ou esporte recreativo, começou a ganhar força no Brasil em 2003. Os jogadores participam de operações em ambientes fechados ou ao ar livre, geralmente estas áreas também possuem uma grande extensão, assim como os campos de batalhas reais.

O Airsoft tem grande destaque em diversos países asiáticos, como o Japão, China, Taiwan, Macau, Coreia do Sul e Filipinas, pois nessas regiões a burocracia para adquirir uma arma de fogo é muito rígida.

No Brasil, o Airsoft é um esporte regulamentado pelo Exército Brasileiro. Com o aumento da prática do esporte, foi necessária a elaboração de uma regulamentação para o uso dos equipamentos usados na prática do esporte Airsoft, assim em Dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG. Não é preciso ser militar para praticar, mas é necessário ser maior de 18 anos. Já a respeito das armas utilizadas no Airsoft, mesmo se tratando de réplicas de armas de fogo, é preciso sempre estar portando a Nota fiscal que comprova que ela é legalizada no Brasil.

 

Origem

 

No Japão, na década de 70, o Airsoft foi criado e desenvolvido por um grupo de amigos apaixonados por armas que desejava criar um jogo com estratégias militares e com armas mas que não fosse necessário armas de fogo que devido as leis do país o porte de armas para civis era proibido. Logo o jogo passou a se popularizar em todo o mundo, porém, no Brasil o Airsoft começou a se tornar popular apenas no início dos anos 2000. Com o crescente surgimento de equipes de Airsoft no Brasil logo ocorreu o primeiro evento nacional, a Operação Fenix, em novembro de 2009.

Diferentemente de jogos como o Paintball, que são considerados mais uma brincadeira, no Airsoft o objetivo é simular com o máximo de realismo uma ação de combate. Hoje em dia o Airsoft também é utilizado como treinamento militar.

 

Armas de Airsoft

 

As armas Airsoft são réplicas de armas de fogo reais, geralmente pistolas e rifles com ação de mola ou de gás, que funcionam como armas de pressão que disparam projéteis plásticos. As armas de Airsoft são também chamadas de AEG – Automatic Eletric Gun’s (Arma Elétrica Automática) elas possuem capacidades entre 120 a 800 disparos de projeteis por carregador. As munições dessas armas são bolinhas de plástico, projeteis de 6mm ou 8mm também chamados de BBs (Ball Bearing).

A compra das armas de Airsoft no Brasil pode ser feita por pessoas maiores de 18 anos em lojas autorizadas pelo Exército. Armas de Airsoft não tem poder letal, mas seu disparo é potente e pode machucar, para isso é muito importante em investir em equipamentos de segurança como óculos de proteção, lembrando que esta é uma recomendação obrigatória para a prática do esporte no Brasil.

Uma arma de Airsoft não tem a possibilidade de receber munição real, mas devido a suas extremas semelhanças foram criadas diversas exigências, entre elas é que todas as armas de Airsoft tenham uma marcação em sua extremidade na cor laranja ou vermelho vivo, de acordo com a regulamentação brasileira na portaria 002-Colog de 26/02/2010.

 

Sobre a prática

 

A prática do esporte é relativamente alta, pois dificilmente são encontrados equipamentos para aluguel, sendo assim quem desejar praticar esse jogo precisa comprar os equipamentos.

Por isso este é um esporte mais praticado como treinamento das forças policiais e militares. Em campos abertos são recomendados o uso de BBs biodegradáveis, onde uma varredura de limpeza não são realizadas após a prática do esporte.

Postar um Comentário