fbpx

Copa do Mudo e o orgulho dos símbolos nacionais

Quando o assunto é Copa do Mundo, os brasileiros ficam esperançosos com a expectativa do sexto título e as emoções à flor da pele. O país do futebol carrega em sua memória títulos, gols, comemorações e muita comoção, especialmente quando toca o hino nacional antes do início do jogo.

 

Aliás, quem nunca se arrepiou ou se emocionou neste momento? Até os mais durões já devem ter derramado uma lágrima. E como hoje tem jogo da seleção brasileira contra Camarões, trouxemos para você o verdadeiro significado do hino e dos outros símbolos nacionais que nos enchem de orgulho, especialmente na exposição do maior evento dos esportes, que é a Copa do Mundo.

 

Para começar vamos apresentar de antemão os símbolos que compõem a República Federativa do Brasil, que são eles: a bandeira, o hino, as armas e os selos. Logo, leia abaixo o que significa cada um, e caso você seja um patriota de carteirinha ou deseja vestir o fardamento como homenagem aos militares fizemos uma reportagem contando se o uso dele é permitido ou não. Confira aqui.

 

Hino Nacional

A música foi composta no século 19 por Francisco Manuel da Silva, em comemoração à Independência do Brasil e a letra é de Joaquim Osório Duque Estrada, porém o hino só foi oficializado em setembro de 1971 durante um concurso. Isso porque, o governo provisório da época queria estabelecer um novo cântico, mas o tradicional venceu por aclamação popular.

 

 

 

 

Bandeira

As emblemáticas cores verde e amarela que compõem a bandeira do Brasil foram adotadas pelo decreto número 4 do governo provisório. Ela foi providenciada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis, com inspiração na bandeira imperial. Outra curiosidade é que na sua esfera azul, bem no centro dela, tem 27 estrelas que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal, além de uma faixa, com o lema “Ordem e progresso”.

 

 

Armas Nacionais

Antes de apresentá-las, é importante dizer que o uso delas é obrigatório em lugares públicos, tais como Palácio da Presidência da República, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, conforme a lei 8421/92. Em volta da estrela, há ramos de café e fumo para representar as culturas características do país. Ah e as armas nacionais foram instituídas pelo mesmo decreto da bandeira nacional.

 

 

 

Selo Nacional

Por fim, há o selo nacional que é composto por um círculo que representa uma esfera celeste, similar à da bandeira do Brasil, tendo em volta as palavras “República Federativa do Brasil”. Este símbolo é usado para autenticar os atos de governo e bem assim os diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos, conforme o artigo 27 da lei 5.700/71.

 

Fonte: Uol Educação

Postar um Comentário