fbpx

Entenda qual o melhor coldre para sua arma

Comprar uma arma abre um gama enorme de complementos, alguns indispensáveis como munições e outros acessórios que vão depender da utilização do equipamento. Para quem possui armas, os coldres podem se encaixar como um acessório fundamental e deve ser prioridade de compra toda vez que você adquire uma nova.

Este acessório não serve só pra manter sua arma pendurada enquanto não estiver usando. Há modelos específicos projetados para finalidades diversas. Um bom coldre deve ter sua proposta bem definida. Dois questionamentos principais devem ser levados em conta na hora de escolher o seu: qual a finalidade e quanto pode investir?

Tipos de Coldres

Existem dois grupos que abrangem os tipos de coldres existentes no mercado:

  • Coldre IWB (Inside Waistband): Porte por dentro da cintura da calça.
  • Coldre OWB (Outside Waistband): Porte por fora da cintura da calça.

A maior parte dos coldres é feito para o porte na cintura, por meio de clipes ou passadores de cinto. Costuma ser o local mais utilizado pelos atiradores pois permite um saque rápido, porte ostensivo ou velado e um contato visual com a arma a maior parte do tempo, evitando acidentes. Mas, também existem coldres para outros locais do corpo.

Coldre para porte na coxa: Foram desenvolvidos especialmente para facilitar o saque por operadores que estejam usando coletes espessos, que atrapalham o saque a partir da cintura. O porte na coxa reduz o peso na linha cintura, além de facilitar o acesso ao armamento pela mão não dominante, o que é consideravelmente importante em combate. A parte negativa é que esse tipo de porte aumenta o tempo de saque, já que a arma tem que percorrer um trajeto maior até a linha dos olhos. Além disso, também chacoalha mais, quando se está correndo e, claro, chutando.

Coldre para porte na perna: É comum para o porte de backups (2ª arma). Limita-se a armas pequenas e costuma atrapalhar os movimentos de correr e chutar. Também, obriga o usuário a utilizar calças com barras relativamente largas para que a arma não seja facilmente detectada.

Coldre subaxilar: O porte embaixo do braço facilita a dissimulação da arma. Obriga o saque cruzado, o que aumenta o tempo de resposta a um eventual ataque. Um grave defeito deste tipo de coldre é que o operador, não raramente, é forçado a desrespeitar uma norma de segurança e aponta a arma para o próprio braço enquanto saca.

Coldre para outros locais: Com o intuito de ocultar armas compactas, encontra-se coldres desenvolvidos para as regiões mais inusitadas como: seios, áreas genitais, bolsas.

Materiais de coldres

Além da diversidade de modelos, existe uma variação quanto ao material de fabricação dos coldres. Conheças os principais:

Nylon: É uma fibra sintética, uma espécie de tecido. Existem diversos tipos de Nylon, mas os que são mais usados em coldres são os mais resistentes, como o Nylon 600D e o Rip-Stop.

Cordura: É um tecido de Nylon certificado de alta performance. É usado amplamente não só em equipamentos militares, mas mochilas, bagagens, etc. É um tecido de longa duração e muito resistente a abrasão, rasgos e cortes.

Neoprene: É um tecido macio muito usado em roupas de mergulho. Tem boa resistência à água e por isso é utilizado em coldres velados. Essa moda pegou forte no Brasil e é o material mais usado pelos policiais de folga. É confortável, vela bem a arma, mas tem baixíssima retenção e não traz nenhuma vantagem no saque.

Polímero injetado:  Material mais utilizado na produção de coldres modernos. Permite produção industrial em larga escala e infinitas possibilidades de projetos. Basicamente projeta-se a fôrma das peças do coldre e máquinas injetam plástico derretido que endurece ao esfriar. Com essa técnica pode-se usar diferentes tipos de polímero que terão maior ou menor dureza.

Couro: Certamente foi o material mais utilizado na produção de coldres ao longo da história. Hoje é ultrapassado, mas ainda é a escolha dos saudosistas. É clássico, bonito, elegante, estiloso e, se for bem feito, pode até ser bem funcional, especialmente para coldres de cintura bem justos ao corpo.

Postar um Comentário