fbpx

O que é necessário para comprar uma arma de fogo?

Se você está pensando em entrar para o mundo das armas, antes de qualquer coisa você precisa atender a alguns requisitos legais. Uma arma pode ter diversos propósitos, como a defesa pessoal, proteção patrimonial, caça de animais ou prática do tiro esportivo. Para cada uma destas finalidades, há uma via legal adequada para se adquirir e registrar uma arma de fogo no Brasil.

Requisitos para comprar uma arma

Em resumo é necessário comprovar idoneidade, ocupação lícita, residência fixa, aptidão técnica e psicológica para o manuseio de armas de fogo. As principais exigências são:

  • Ter idade igual ou superior a 25 anos
  • Não ter antecedentes criminais
  • Não estar respondendo a inquérito ou a processo criminal
  • Ter uma ocupação lícita
  • Ter residência fixa
  • Comprovar aptidão psicológica
  • Ter capacidade técnica para manuseio de arma de fogo

Além de cumprir estes requisitos, um questionamento inicial que deve ser feito é para que você deseja ter uma arma. Cada finalidade de utilização tem uma forma correta para registro e compra.

Arma de fogo para defesa pessoal

A defesa pessoal é um dos maiores motivadores de entrada no mundo das armas. As armas destinadas à essa finalidade geralmente são as pistolas ou revólveres, de calibres permitidos. Nesse caso, o processo de aquisição e registro da arma de fogo é feito junto à Polícia Federal.

Arma de fogo para defesa do patrimônio

A defesa do patrimônio imóvel, apesar de poder ser feita com uma arma curta de porte, é melhor desempenhada com uma arma longa. Essas armas longas são os rifles, as espingardas e as carabinas. São armas com maior poder de fogo e indicadas para o confronto a distância, dentro ou fora de casa.

Igualmente como as armas curtas de defesa pessoal, as armas destinadas a segurança do imóvel também devem ser registradas junto à Polícia Federal. Salvo algumas exceções, estas armas ficarão restritas aos limites da propriedade indicada no momento do registro.

Arma de fogo para caça

A caça de animais muitas vezes requer o uso de armas de maior alcance e efetividade. Estas armas, muitas vezes são restritas ao cidadão comum, mas podem ser adquiridas por caçadores registrados no Exército (CAC).

A compra e registro de uma arma para a caça deve ser feita junto ao Exército Brasileiro. Este é um procedimento relativamente simples, porém requer que o interessado já tenha o Certificado de Registro de Caçador (CAC).

Arma para prática do tiro esportivo

O tiro esportivo é uma prática que prevê a utilização de armas e munições em calibres e limites que não são permitidos ao cidadão comum. Essa é uma atividade regulamentada pelo Exército. Igualmente como para as armas de caça, as de tiro esportivo também são registradas junto ao Exército. Da mesma forma, é necessário que o interessado possua o Certificado de Registro, porém na modalidade de Atirador Esportivo.

Postar um Comentário