Guerra dos Farrapos: conheça a revolta mais longa do Brasil
Amanhã, dia 20 de setembro, o estado do Rio Grande Sul, onde a sede da Pulse está instalada, recorda a Guerra dos Farrapos, ou melhor Revolução Farroupilha, como é mais conhecida. O movimento, que se tornou feriado estadual, ocorreu entre os anos 1835 e 1845, e foi o mais longo da história do Brasil.
O blog da Pulse traz para você todas as informações de como surgiu este conflito. Entenda:
Impostos motivaram a Revolução Farroupilha
Tudo começou em 07 de abril de 1831, quando o imperador Dom Pedro I decidiu abdicar do trono em favor de seu filho Dom Pedro II. Por conta dessa mudança, começou o período regencial no Brasil, ou seja, a escolha de um novo governo para administrar o país até que o filho do imperador tivesse idade suficiente para tomar poder.
Isso mesmo! Dom Pedro II ainda era criança na época e, logo não cumpria com as determinações de maioridade da antiga Constituição para de fato reinar o Brasil. E neste mesmo período, os gaúchos, que já andavam insatisfeitos com os altos impostos cobrados por seus produtos tais como, charque, erva-mate, couro, não aprovaram a mudança. Também, eles simpatizavam com ideais republicanos e buscavam maior autonomia.
Para acalmar os ânimos da população, foi decidido nomear, então, um presidente para a província e assim, no ano de 1835, Antônio Rodrigues Fernandes Braga tomou posse.
20 de setembro
O problema é que esta tática não deu muito certo. As ideias de Braga não agradaram os liberais e, por conta disso, revolucionários comandados por Bento Gonçalves decidiram tomar as ruas de Porto Alegre, (capital do Rio Grande do Sul), no dia 20 de setembro de 1835.
Eles tinham como missão forçar a retirada das tropas imperiais do local e exigir a nomeação de um novo presidente. E não desistiram, tanto que no ano seguinte, proclamaram a República Rio Grandense, também conhecida como República de Piratini. Mas, notoriamente, o governo imperial não reconheceu oficialmente a independência.
Leia também:
Conheça as mulheres guerreiras que mudaram a história
Os líderes da Revolução
Bento Gonçalves foi o líder da Revolução Farroupilha, que chegou, inclusive, a ser preso, mas contava com o apoio de outros líderes para manter o movimento. Entre eles David Canabarro e o italiano Giuseppe Garibaldi.
Os dois foram responsáveis por uma vitória importante da revolução. Ela ocorreu em 1839, quando chegaram a conquistar a cidade de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.
O desfecho
Foi somente em 1845, que os líderes da Revolução Farroupilha, após algumas derrotas e devido ao enfraquecimento do movimento, assinaram um acordo com o governo, chamado de Tratado de Ponche Verde, dando fim à guerra.
O responsável por essa conciliação foi o Duque de Caxias, que reintegrou o território ao império brasileiro e garantiu a anistia dos revoltosos.
Gostou do nosso conteúdo? Saiba que agora você pode ter acesso aos nossos materiais em primeira mão. Basta cadastrar-se em nossas Newsletter pelo link!
Fonte: Revista Galileu