Como atiradores podem evitar danos à audição

Não é só em diversão que os praticantes de tiro devem pensar. Estar atento aos cuidados com a saúde é fundamental para não desencadear problemas a longo prazo. Um dos sentidos que pode ser mais prejudicado com a prática é a audição.

Tanto as armas de fogo como as de ar comprimido produzem um som de alta intensidade, que chamamos de estampido, um som intenso e curto, que pode lesar a audição súbita e profundamente. Os danos podem ser no atirador ou em quem esteja próximo ao local.

 

Intensidade Sonora

Segundo padrões internacionais de segurança qualquer ruído acima de 85 dB (decibéis) pode provocar danos ao aparelho auditivo no longo prazo, quanto mais elevado o nível de decibéis menor precisa ser a exposição para danificar o aparelho auditivo.

Para se ter uma noção do quão alto e prejudicial o som do disparo de uma arma pode ser ao ouvido humano, o barulho de uma turbina de avião ou de uma caixa de som em um show alcança aproximadamente 130 decibéis, enquanto o som produzido pelo disparo da arma de fogo pode chegar a 140 db.

 

Proteção Auditiva

Por isso, é tão importante utilizar os equipamentos de proteção durante o esporte. Os protetores auriculares são indispensáveis para que o praticante evite ter uma perda progressiva em sua própria audição.

Existem diversos tipos no mercado, como o protetor auricular comum (feito em silicone e introduzido no canal auditivo, comuns em empresas), os abafadores tipo concha e os abafadores eletrônicos, mais modernos e eficazes.

Os abafadores eletrônicos são basicamente uma fusão entre o abafador em concha e um fone de ouvido, ele utiliza um microfone na parte externa para captar o áudio do ambiente e transmitir para o ouvido do atirador, bloqueando da captação do microfone ruídos mais elevados. Eles são mais seguros também, pois possibilitam ao atirador uma maior consciência do que está ocorrendo ao seu redor. Clique aqui para conhecer o nosso modelo de abafador eletrônico.

 

Bons equipamentos e o cuidado asseguram a saúde e segurança dos atiradores!

Postar um Comentário