fbpx

Tudo que você precisa saber sobre recarga de munições

A recarga de munição é utilizada por atiradores para montar novas munições, geralmente reutilizando o estojo e inserindo nova espoleta, propelente (pólvora) e projétil. Essa atividade pode ser considera segura, desde que feita com os materiais corretos (deve-se abolir a compra de munição clandestina, pois trazem diversos perigos) e de forma a respeitar os princípios básicos de segurança.

Itens necessários para realização da recarga de munições

A espoleta e o propelente (pólvora) são materiais perigosos e o seu manuseio deve ser realizado por pessoas devidamente habilitadas. Os estojos podem ser novos ou os deflagrados. Neste último caso, se o estojo estiver muito sujo, é necessária a limpeza prévia antes do processo.

Também, são necessários alguns equipamentos básicos para realizar o procedimento de recarga:

  • Tamboreador.
  • Prensa para recarga (Die, Shell holder).
  • Balança.

Normalmente os fabricantes de dies fornecem para os calibres de uso nas Pistola e Revólver três dies: Despoletador / Calibrador, Abertura da boca do estojo, Assentamento do projétil e fechamento. Nos calibres destinados a uso em Fuzil são fornecidos apenas dois dies: Despoletador/Calibrador e assentamento do projétil.

O atirador não precisa necessariamente adquirir estes equipamentos, existem clubes de tiro onde os sócios tem os equipamentos à disposição para realizar suas recargas.

Vale a pena fazer suas próprias recargas de munição?

Uma das discussões mais comuns entre os atiradores é se vale a pena fazer a recarga das munições. A resposta é: depende. Deverá ser considerada a quantidade de tiros que o atirador dá. Para um atirador profissional, por exemplo, será mais vantajoso realizar as recargas. Entretanto, para quem atira por hobbie com baixa frequência acaba não compensando a recarga.

As grandes vantagens da recarga são: qualidade e quantidade. Quando você faz a recarga das suas munições é possível determinar a qualidade final e isso faz uma diferença bem grande, uma vez que, só fará a recarga da quantidade utilizada.

Dicas para realizar uma recarga segura
  1. Não fume ou mantenha qualquer tipo de chama aberta, ou aparelho ou instrumento que possam gerar faíscas, junto à área onde estiver sendo procedida a recarga;
  2. Antes e durante a sessão de recarga, não faça o uso de bebidas alcoólicas, de intoxicantes ou de qualquer outro produto (mesmo remédio) que possa reduzir a sua capacidade de raciocínio, atenção, reação, coordenação, etc.;
  3. Mantenha-se alerta e atento durante a recarga. Evite qualquer tipo de atividade paralela que possa distrair sua atenção. Não recarregue quando estiver cansado ou concentrado em problemas que possam torná-lo distraído ou desatento;
  4. Use óculos de segurança;
  5. Mantenha seus componentes de recarga perfeitamente identificados e, sempre que possível, em suas embalagens originais (especialmente pólvoras e espoletas);
  6. Mantenha a sua mesa ou bancada de recarga sempre arrumada, limpa e somente com os componentes que serão usados (em tipo e quantidade). Nunca mantenha mais de um tipo de pólvora na mesa de recarga;
  7. Confira todas as fases de recarga de forma a evitar erros;
  8. Nunca utilize pólvoras não identificadas ou cujas características não sejam conhecidas;
  9. Não utilizar dados de recarga (em especial carga de pólvora) que não tenham sido testados e aprovados por fontes confiáveis.
Cursos específicos de recarga de munições

Existem cursos preparatórios específicos para quem realizar recargas de munições, focados em dominar as técnicas e ter um controle mais fácil das quantidades.

Postar um Comentário